Quando
falamos de felicidade no trabalho, muitos vêem como antagônica a obtenção de
bem-estar e satisfação no curso de suas horas de trabalho e esta suposição é
reforçada por um estudo global da Gallup feito em mais de 140 países que aponta
que apenas 13% dos funcionários mostram-se
efetivamente engajados, satisfeitos e trabalhando ativamente em suas
organizações.
Isso se
torna ainda mais preocupante quando analisamos a pesquisa Ibope, feita a pedido
da consultoria Stanton Chase International de 2013 que constatou que os trabalhadores valorizam mais o bem-estar no ambiente do trabalho
do que as perspectivas de crescimento na carreira e o próprio salário.
Este mesmo
estudo da Gallup reporta que as
empresas com alto número de funcionários satisfeitos e engajados têm grandes benefícios
como: maior preço por ação, maior rentabilidade do negócio, maior produtividade,
menor turnover e menos
absenteísmo.
Parafraseando
o estudo, isso acontece porque:
“Empregados
engajados trabalham com paixão e sentem uma conexão profunda com suas empresas.
Eles são inovadores, e movem a empresa adiante”.
“Profissionais não-engajados
estão, essencialmente, ‘fora do jogo’. Eles são como sonâmbulos durante o
trabalho – eles até podem colocar algum esforço, mas não colocam energia ou
paixão.”
E tem mais,
funcionários não-engajados além de
estarem infelizes, ocupam seu tempo e energia tentando esconder a sua
infelicidade e aos poucos acabam contaminando os mais engajados com sua
insatisfação. As empresas com baixo percentual de engajamento, acabam perdendo
seus profissionais engajados, já que essas pessoas percebem rapidamente que "carregam
o piano” sozinhas.
É realmente um círculo vicioso,
mas como sair dessa situação e fazer do limão, uma limonada?
Existem 2 papeis fundamentais, o
papel da empresa, o qual reservarei para aprofundar em uma outra postagem aqui
do blog, onde falarei de ações que as empresas podem tomar para promover
felicidade, bem-estar e engajamento no trabalho; E o nosso próprio papel, pois
somos nós mesmos os principais agentes da promoção do nosso bem-estar e
felicidade.
Segundo o australiano Damian Kristof,
wellness coach, quiropraxista e palestrante especialista em promoção da saúde,
para se conseguir satisfação no trabalho é preciso trabalhar os 5 fundamentos
do bem-estar e explicarei como fazer isso logo abaixo:
MOVIMENTO
É
preciso estabelecer objetivos e se mover para buscá-los, ser ativo, não somente
esperar que as coisas aconteçam. Pare de esperar que seu líder ofereça um novo
desafio, que seus colegas mudem ou que você seja promovido para entrar no jogo.
Outro
ponto importante é não deixar com que as coisas fiquem sempre iguais. Veja nos
relacionamentos, a magia acaba quando o tédio se instala. No trabalho também é
assim, o bom e velho, nem sempre é tão bom assim. É preciso inovar no
dia-a-dia, trazer desafios e novas emoções.
Cuidado
para não achar que precisa mudar de emprego sempre que a rotina e o tédio se
instalarem, há sempre outros caminhos para fazer algo novo, um novo projeto,
uma nova aliança, uma nova área.
NUTRIÇÃO
Nutrição
não é somente aquilo que ingerimos pela boca como alimento para o corpo, mas no
trabalho, mais importante que isso, é aquilo que ingerimos como alimento para a
mente e a forma como isso exerce efeito sobre você.
Muitas
vezes somos contaminados por sugadores de motivação, que vivem reclamando de
tudo ou vivemos em ambientes onde são tomadas decisões que vão contra nossos princípios
e passamos a achar que esta é a forma certa de agir.
Mesmo
em ambientes 'contaminados', procure ser um agente positivo da mudança e reserve
sempre um tempo para a reflexão sobre seus valores.
Não
nutra sua mente com emoções e pensamentos negativos, pois eventualmente, isso
pode acabar fazendo parte de você.
Outro
ponto da nutrição como fundamento do bem-estar no trabalho diz efetivamente
respeito a nutrição literal, pois quem se alimenta bem tende a ter mais saúde
física e quem tem disciplina para comer de maneira limpa e saudável, tende a fazer
melhores escolhas para si.
MINDFULNESS
( OU ATENÇÃO AO MOMENTO PRESENTE)
Manter-se
atento ao momento presente, ao que se faz aqui e agora, ajuda a manter a clareza
de raciocínio e a própria consciência.
Normalmente
no trabalho sempre fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e temos nosso
pensamento voltado para o que faremos depois. Esta atitude tira o foco do agora
e daquilo que estamos fazendo no momento, gerando falta de atenção, maior
probabilidade de erros, retrabalhos e consequente, ansiedade. Estamos sempre
ocupados e preocupados.
Com
isso, não distinguimos o que é essencial daquilo que não é. Nos pegamos no
piloto automático, enchendo nosso dia com bobagens que não podem ser
controladas ou que não precisam de nossa atenção e perdemos a capacidade estarmos
presentes e conscientes para aquilo que
é realmente importante.
Adotar
uma postura mindfulness em nosso trabalho bloqueia as emoções negativas, melhora
a ansiedade e o stress.
DESCANSO
Descansar
é dar ao corpo e a mente uma chance de se recuperar. Precisamos de férias, mas
também de momentos de descanso, pausas e intervalos durante o trabalho. Respeitar
o tempo para dormir também é muito importante.
É preciso espaço para revigorar e para se curar. Veja o exemplo da atividade esportiva de musculação. Ao levantar um peso, o praticante estressa o tecido até provocar micro fissuras no músculo trabalhado. Caso não dê o tempo certo de descanso entre uma sessão e outra, pode provocar dores e até uma grave lesão muscular. Porém se o atleta fizer o treino corretamente, respeitando o intervalo de descanso entre as sessões, o stress gerado será benéfico e fará com que o músculo não só cresça, mas se torne ainda mais forte.
O
mesmo se aplica para o trabalho, o comprometimento te fará melhor se souber dosar períodos
de total dedicação com períodos de desligamento.
CONEXÃO
MENTE E CORPO
Este
é o fundamento mais importante para o bem-estar no trabalho, é o
que faz a conexão entre o ser e o fazer, é ele que leva ao
engajamento. E é também o mais difícil de se conseguir, visto que a maior parte
das empresas e seus líderes não estão com o olhar direcionado para fomentar o
engajamento de seus funcionários.
Engajamento
é o quanto estou conectado com o meu trabalho e com a organização para a qual
me dedico, ou seja, sei qual o propósito da minha função, vejo sentido no meu
trabalho, utilizo minhas forças e competências para realizá-lo e por
consequência, gosto do que faço.
Ter
um propósito é o cerne da longevidade. Tanto na vida como em tudo que se faz. Vemos
pessoas que passam a vida devorando picanha, bolos calóricos e biscoitos
amanteigados e vivem por muitos e muitos anos, mas dificilmente o mesmo
acontece com pessoas que perderam o propósito na vida e razão de existir.
Fontes:
Podcast
- Career Unpluged by Damian Kristof
Episode 60
http://www.ibe.edu.br/preferencia-do-brasileiro-carreira-ou-bem-estar/
Muito bom Fabi!!!
ResponderExcluirVou precisar de mais dicas deste assunto, principalmente em relação à motivação de equipe...bjs
Vou escrever um artigo sobre isso, Dri! E posso te indicar material para leitura também! Beijos
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